sábado, 23 de outubro de 2010

Torta de limão da minha mãe...

Pra dar início, resolvi colocar aqui uma das minhas receitas favoritas. Eu já fiz várias vezes, inclusive aqui na Nova Zelândia, mas nunca sai como a da minha mãe. Se tiver coragem, tenta aí. Não é difícil.








TORTA DE LIMãO

Primeira coisa a se fazer, a massa.

Massa podre:

200 gr de farinha sem fermento
100 gr manteiga 
2 gemas
1 pitada de sal
1 pitada de açucar
agua

Pre-aqueca o forno em 180ºC.
Misture a farinha, a manteiga, as gemas e o sal com as mãos, até ficar no ponto de farofa. O calor da mão ajuda a derreter a manteiga. Comece acrescentar água aos poucos, até conseguir uma massa homogénea e que não grude nas mãos. Coloque a massa na geladeira pra descansar por 30 minutos. Enquanto a massa estiver descansando, faça o recheio e a cobertura, conforme receitas que seguem. 

Recheio

1 lata de leite condensado, algum de boa qualidade, caso contrário o creme não engrossa
1 lata de creme de leite
1/2 copo de suco de limão

Coloque tudo no liquidificar e bata até engrossar. Esse processo é um pouco demorado, entre 5 e 10 minutos batendo. No princípio, parece que não vai engrossar. Mas não desista. Se preferir um pouco mais amargo, coloque mais suco de limão. 

Cobertura de Merengue

2 claras
4 colheres de açúcar

Bata as claras em neve.
Acrescente o açúcar aos poucos.

Depois disso, abra a massa que estava descansando e coloque na assadeira. Não é necessário untar, pois a massa já possui gordura suficiente pra não grudar. Asse por aproximadamente 10 minutos. Não precisa desligar o forno ainda.

Com tudo pronto, basta montar a torta. Coloque o creme de limão sobre a massa, mesmo ainda quente. Espalhe bem. Em seguida, coloque o merengue, espalhando bem mas beiradas, fazendo com que o merengue encoste na massa. Por último, volte com a torta ao forno por alguns minutos só pra dourar o merengue. Lembre-se de ficar de olho, pois pode queirmar. Depois de feito isso, coloque a torta na geladeira. E bom apetite!

2 comentários:

  1. Hum... começou muito bem!
    Melhor doce do mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. Brigadão, Carlinha!
    Mas eu discordo, o melhor é o bolo de cenoura da Dona Regelane...

    ResponderExcluir