terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pão de Presunto...

Outra de minhas receitas favoritas. Eu fiz pela primeira vez esta semana. Só o cheiro já me fez voltar uns 15 anos atrás, quando minha mãe fazia esse pão, e eu comia quase todo de uma vez. Hum, uma delícia!

Então, você vai precisar de:

500 gr de farinha comum sem fermento
1 copo de agua morna
10 gr fermento biologico
1/4 copo de oleo
1 colher sal
3 colheres de açúcar

Recheio:

Presunto de sua preferência.

E mãos a obra...

Em uma vasilha, misture o fermento e o açúcar, e adicione a água norma. Acrescente 7 colheres da farinha. Dissolva bem, e coloque pra descansar em um lugar sem vento, dentro de um armário, por exemplo. Deixe lá por 30 minutos. Em seguida, coloque o restante da farinha em uma superfície para ser trabalhada, abra um buraco no meio e despeje a mistura com o fermento. Adicione o óleo e o sal e misture tudo. A massa não pode ficar muito dura, tem que ficar grudando na mão, caso contrário o pão fica duro. Se necessário, adicione um pouco mais de água. Enfim, trabalhe muito bem a massa, espalhando e puxando por uns 5 minutos. Faça uma bola, e deixe descansar novamente até a massa dobrar de volume. Pre-aqueca o forno em 180ºC. Abra a massa com a ajuda de um rolo de massa até a espessura de um centímetro aproximadamente. Cubra com presunto e enrole, tipo um rocambole. Coloque em uma fornaa untada e pincele com leite pra que a casca não fique tão seca. Asse por 30 minutos.

O resultado é o seguinte:


Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário